top of page

Mensageiro - Nº 48

A nova era

S.tº Agostinho é um dos maiores divulgadores do Espiritismo. Ele manifesta-se por quase toda a parte e a razão disso a encontramos na vida desse grande filósofo cristão. Pertence a essa vigorosa falange dos Pais da Igreja, a que a Cristandade deve suas mais sólidas bases. Como muitos, ele foi arrancado ao paganismo, ou melhor diremos, à mais profunda; impiedade pelo clarão da verdade. Quando, em meio de seus desregramentos, ele sentiu na própria alma a estranha vibração que o chamava para si mesmo e lhe fez compreender que a felicidade não estava nos prazeres enervantes e fugidios; quando, enfim, na estrada de Damasco, ele também ouviu a santa voz que o chamava: «Saulo Saulo porque me persegues?» exclamou! Meu Deus, perdoa-me, eu creio, sou cristão!» E desde então tonou-se um dos mais firmes pilares do Evangelho. Podemos ler, nas notáveis confissões desse iminente Espírito, as palavras características e proféticas, ao mesmo tempo, que ele pronunciou ao ter perdido Santa Mónica: «Estou certo de que minha mãe virá visitar-me e dar-me os seus conselhos, revelando-me o que nos espera na vida futura.»

Que lição nestas palavras, e que brilhante previsão da futura Doutrina Espírita!

Evangelho S. E. capítulo I (por Adelina)

Lei divina ou natural

Livro dos Espíritos- 3ª parte; das Leis Morais

Perguntas de Kardec aos Espíritos Superiores.

Perg.614- O que deve entender-se por Lei Natural?

Resp. “A Lei Natural é a Lei de Deus; é a única verdadeira para a felicidade do homem; indica-lhe o que deve fazer ou não fazer e ele só é infeliz porque dela se afasta.”

Conhecimento da Lei Natural

Perg.619- Deus deu a todos os homens os meios de conhecer a sua Lei?

Resp. “Podem conhecê-la, mas nem todos a compreendem; os que melhor a compreendem são os homens de bem e os que querem investigá-la; mas todos a compreenderão um dia, porque é preciso que o progresso se efetue.” Por isso se justificam as múltiplas reencarnações.”

Perg.621- Onde está escrita a Lei de Deus?

Resp. “Na consciência”

Perg.621,a) - Visto que o homem trás na sua consciência a Lei de Deus, que necessidade havia de lhe ser revelada?

Resp. “Ele a tinha esquecido e desprezado: Deus quis que ela fosse relembrada.”

Perg.622- Deus deu a certos homens a missão de revelar a Sua Lei?

Resp. ”Sim, certamente; em todos os tempos houve homens que receberam essa missão. São Espíritos Superiores que encarnam com o objetivo de fazer progredir a Humanidade.”

Perg.625- Qual é o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem, para lhe servir de Guia e Modelo?

Resp. “ Vede Jesus”

Jesus é para o homem o tipo de Perfeição Moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais Perfeito Modelo, e, a doutrina que ensinou é a mais pura expressão da Sua Lei, porque Ele era animado pelo Espírito Divino e o Ser mais puro de todos os que apareceram na Terra.

Se alguns daqueles que pretenderam instruir os homens na Lei de Deus, algumas vezes, os desviaram, através de falsos princípios, foi por se terem deixado dominar, eles próprios, por sentimentos demasiado terrenos e por terem confundido as Leis que regem as condições de Vida da Alma, com as que regem a vida do corpo. Muitos apresentaram como Leis Divinas o que eram apenas leis humanas, criadas para servir as paixões e dominar os homens.

(por Clotilde)

20 Serviços que o centro espírita faz por nós

1º Integra-nos no conhecimento de nossa posição de criatura Eterna e responsável diante da vida.

2º Expõe o sentido real das lições do Cristo e todos outros Mentores Espirituais da Humanidade, nas diversas regiões do Planeta.

3º Suprime as preocupações originadas do medo da morte, provando que ela não existe.

4º Revela-nos o princípio da reencarnação, o porquê da dor, e das aparentes desigualdades sociais.

5º Dá-nos forças para suportar as maiores vicissitudes do corpo, mostrando-nos que o instrumento físico nos reflete as condições ou necessidades do Espírito.

6º Tranquiliza-nos com respeito aos desajustes da parentela, esclarecendo que o lar recebe não só os afetos mas também os desafetos do passado para a regeneração de todos.

7º Demonstra-nos que o principal Templo para o culto da Presença Divina é a consciência.

8º Liberta-nos a mente de todos os tabus em relação a crenças religiosas.

9º Elimina a maior parte das preocupações acerca do futuro além da morte.

10º Dá o conforto do intercâmbio com os entes queridos, depois de desencarnados.

11º O conhecimento da Mediunidade.

12º Ensina as providências para o combate ou para a cura da obsessão.

13º Concebe o direito da Fé raciocinada.

14º Destaca a lei da Caridade por dever.

15º Auxilia a rever e valorizar os conceitos de trabalho e tempo.

16º Dá-nos a certeza natural de que, se beneficiarmos ou prejudicarmos alguém, estamos a fazê-lo a nós próprios. (teremos a prova disso a seu tempo).

17º Garante-nos a serenidade e paz diante da calúnia e da crítica.

18º Ensina-nos a considerar os adversários, nossos instrutores.

19º Explica que, por maiores que sejam as dificuldades exteriores, no íntimo somos livres de melhorar ou agravar nossa própria situação.

20º Diz-nos que a Fé ilumina o caminho, mas ninguém fugirá da Lei que manda atribuir a cada um segundo suas obras pessoais.

André Luiz- Valdo Vieira

(por Clotilde)

bottom of page